quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Auxinas

O primeiro grupo de hormônios vegetais descoberto foram as auxinas, que são os resultados de experiências feitas por diversos fisiologistas, a se iniciar por Darwin.

As auxinas podem produzir diversos efeitos interessantes nos vegetais, tais como: 
- são ativas em quantidades muito pequenas e, quando aplicadas em quantidades muito elevadas, podem matar o vegetal.
- como são transportadas da copa para a base, as auxinas tendem a se concentrar nas raízes, onde se acumulam em ligeiro excesso e retardam o crescimento. No caule, ao contrário, sempre há menos hormônio do que o ideal para o crescimento.

- as auxinas produzidas pelo óvulo fecundado provocam a transformação das paredes do ovário no fruto. É por isso que se impedirmos a fecundação do óvulo e aplicarmos uma pequena quantidade de auxina nas paredes do ovário, obteremos frutos partenogenéticos, sem sementes.



- as auxinas, provocam as curvaturas dos vegetais causadas pela gravidade (geotropismo) e pela luz (fototropismo).
- os brotos que ficam na extremidade superior dos caules e dos ramos produzem auxinas que, ao descerem ao longo do caule, inibem o desenvolvimento da maioria das gemas laterais(dominância apical), impedindo que se desenvolvam formando ramos. Se cortarmos o broto terminal do caule, parando de descer auxina, os brotos laterais se desenvolvem formando novos ramos.


- os frutos e as folhas possuem a camada de abscisão, pela qual caem. Esta camada não se forma enquanto o fruto e a folha são verdes e produzem auxinas. Ao amadurecerem os frutos e as folhas a auxina deixa de ser produzida e a camada de abscisão se forma e provoca a sua queda.
- em doses relativamente pequenas as auxinas provocam o enraizamento de estacas, sendo, por isso, muito úteis na reprodução assexuada dos vegetais.
- associadas a outros produtos, as auxinas são usadas na cultura de células e tecidos vegetais, fazendo com que haja, não apenas divisão celular, como 
diferenciação. Este processo, denominado de "micro propagação", permite que se faça, a partir de algumas células a clonagem de indivíduos. 

Reguladores de crescimento 

O ácido indol-acético é a auxina natural que, produzida pelo vegetal, controla muitos de seus processos metabólicos. Existem outros produtos, como os ácidos naftaleno-acético, indol-butírico e indol-propiônico, que têm efeitos semelhantes e que como não são naturalmente produzidos pelos vegetais não devem ser chamados de hormônios, mas de reguladores de crescimento.

Texto/Resumo de: Alisson Rodrigues

Referência: https://www.algosobre.com.br/biologia/crescimento-e-desenvolvimento-vegeral.html (acesso em 09/12/2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário